5 ALIMENTOS PARA AUMENTAR O COLESTEROL BOM | Colchão Klight

Blog

5 ALIMENTOS PARA AUMENTAR O COLESTEROL BOM

Provavelmente, ao pensar em colesterol você já imagina algo negativo que faz mal para a saúde. Mas saiba que há também um tipo “bom” de colesterol de que o corpo precisa. É aquele transportado pela lipoproteína de alta densidade (HDL) que ajuda a limpar o excesso deixado pela lipoproteína de baixa densidade (LDL) da parede dos vasos sanguíneos.

Lembrando que é MUITO necessário para o organismo e desempenha muitas funções importantes como produção de hormônios e ajuda no processo de digestão de gorduras. Consumir a quantidade certa de gordura e ter uma alimentação equilibrada ajuda a manter o nível do colesterol bom (HDL) alto, acima de 60 mg/dL, que é o desejável para adultos, de acordo com a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC). Dessa forma, diminui-se o risco de doenças cardiovasculares. E além de ficar de olho na alimentação é importante praticar atividade física regularmente e fazer exames de rotina para controlar os níveis de colesterol no sangue.

CONFIRA OS ALIMENTOS QUE AJUDAM A AUMENTAR O COLESTEROL BOM

Feijão
Presente no prato de toda família brasileira! Esse tipo de leguminosa faz bem ao organismo por seu índice glicêmico baixo, o que significa que o alimento libera açúcar lentamente e em menor quantidade no sangue. O percentual de proteínas e fibras presente no feijão promove uma “varredura” da gordura tanto no fígado quanto no coração.

Peixes de águas profundas
A sardinha, a truta, o bacalhau e o atum são peixes ricos em ácidos graxos, responsáveis por auxiliar o aumento do colesterol bom (HDL) e causar a diminuição do ruim (LDL) no organismo. O consumo recomendado é de duas a três vezes por semana.

Azeite extravirgem
Incluir o azeite nas receitas proporciona um duplo benefício: além de elevar o HDL, ainda ajuda a baixar o colesterol ruim. Esse alimento possui gordura monoinsaturada, considerada altamente benéfica para o sistema cardiovascular, uma vez que é anti-inflamatória.

Abacate
A fruta é rica em ácido oleico, um tipo de gordura monoinsaturada que ajuda a diminuir os níveis do mau colesterol (LDL) e aumentar os do bom (HDL).

Sementes de linhaça e de chia
A linhaça e chia são sementes que proporcionam diversos benefícios para o organismo e devem ser consumidas regularmente para quem quer aumentar o colesterol bom, devido à presença do ômega 3.

Fonte

 

Veja também: O QUE É PREVENÇÃO DE DOENÇAS? Clique aqui!