DICAS PARA VOCÊ ACORDAR MELHOR | Colchão Klight

Blog

Vista traseira de uma mulher sentada na cama, esticando os braços.

DICAS PARA VOCÊ ACORDAR MELHOR

A rotina de trabalho, estudos e exercícios parece ser mais extensa que o nosso tempo disponível, não é mesmo? Não existe remédio milagroso para aumentar nossa disposição, mas algumas atitudes podem fazer a diferença no dia a dia. Continue lendo para ver a nossa seleção de dicas para você acordar melhor!

Ao acordar

O primeiro passo para um dia cheio de energia é levantar da cama assim que o despertador tocar. Se você tem dificuldades para acordar, uma boa dica é deixar a luz do dia entrar no quarto, abrindo todas as janelas. Isso ajuda a sinalizar para seu corpo que já é um novo dia. Programar inúmeras sonecas de poucos minutos no despertador faz que seja ainda mais difícil levantar da cama e atrapalha sua disposição sugando boa parte da energia do dia. A melhor alternativa é programar o despertador de maneira consciente em um horário que possa levantar sem precisar tirar mais um cochilo.

Beba água assim que levantar! Beber água ajuda o corpo a manter seu melhor desempenho e, se a hidratação for a primeira coisa da manhã, irá ajudar muito o sistema digestivo, além de energizar. Por isso, deixar um copo de água ao lado da cama e bebê-lo assim que abrir os olhos é fundamental.

Faça um ótimo café da manhã

O café da manhã é muitas vezes posto de lado por quem sai atrasado para um compromisso. Mas é neste momento, após horas de sono e sem alimentação, que precisamos repor nutrientes para começar o dia com bastante energia.

Comer um café da manhã satisfatório dá a energia e os nutrientes que o corpo precisa para se manter bem durante a manhã. Segundo especialistas, a refeição deve conter carboidratos, proteínas e fibras. “Isso ajudará a balancear o nível de açúcar e o dia será melhor”, explica a nutricionista Melissa Costello.

Pular esta refeição pode comprometer o desempenho intelectual e a capacidade de raciocínio, além de aumentar o apetite em outros horários do dia. Várias evidências mostram que quem consome um bom café da manhã tem menos predisposição para ganho de peso ao longo da vida. 

Pratique exercícios físicos

Se você é do tipo que reclama da falta de disposição pela manhã, começar a se exercitar pode ser justamente o que seu corpo precisa. Começar o dia se exercitanto é uma das melhores coisas para energizar o corpo antes de ir para o trabalho. Além disso, praticar atividades pela manhã queima mais calorias e oferece mais resistência.

Atividades aeróbicas de leve intensidade três vezes por semana podem reduzir a fadiga e aumentar o vigor para o restante do dia. Essas atividades aceleram o metabolismo e liberam serotonina, o hormônio do bem-estar. O mais difícil, acredite, é começar!

Movimente-se!

A rotina na maior parte dos escritórios resume-se a passar o dia sentado à mesa. Essa inércia acaba nos fazendo sentir mais cansaço. Diversos estudos sugerem que passar mais de duas horas sem se levantar uma única vez pode aumentar o risco de doenças. Ou seja, não é só o exercício que faz bem: é o sedentarismo completo que faz mal.

Tome um pouco de ar

Ficar horas seguidas sentado em frente ao computador causa inchaço e faz a concentração ir para o espaço, por isso tire um intervalo, tome um ar fresco, alguns raios de sol e faça uma caminhada curta. Pode parecer um luxo fazer isso, mas você com certeza voltará com mais energia.

Beba chá verde

Troque o café pelo chá verde durante a tarde. Ele trará mais benefícios para seu corpo e não irá interferir na qualidade do seu sono à noite.

Organize seu espaço de trabalho

Quando a mesa no escritório parece uma zona de guerra, olhar para aquilo pode causar mais estresse e cansaço. Por isso, limpe o organize este espaço com frequência porque um ambiente mais zen e calmo vai trazer mais relaxamento e produtividade.

Faça uma refeição leve de tarde

Mas nada de bolachas, guloseimas e coisas desse tipo! Escolha alimentos que dêem energia ao seu corpo, como castanhas, amendoim, por exemplo. É importante não sentir fome durante o trabalho.

Abandone a saideira

Por mais que o dia tenha sido cansativo e uma taça de vinho ou cerveja seja perfeito, evite o álcool. Ele pode atrapalhar o ciclo natural do sono e fazer com que se sinta exausto na manhã seguinte. Se está enfrentando problemas para dormir, é melhor abandonar os drinques definitivamente.

Desligue os aparelhos eletrônicos

Deixar celular, televisão e tablet ligados durante a noite atrapalha o sono e, consequentemente, te deixará mais cansada de manhã. Antes de dormir, desligue tudo que estiver ao alcance e, caso queira ler, prefira os livros convencionais. É importante também deixar de ficar checando o Instagram e o Facebook pelo celular porque a luz dos aparelhos influencia negativamente a qualidade do sono.

Durma bem

É óbvio, mas dormir cerca de sete horas ainda é a melhor maneira de acordar disposta no dia seguinte.Chegamos ao fim do dia, mas ainda há um passo importante na busca por mais energia: o sono reparador. Para isso, desligue-se do trabalho. Nada de deitar com o notebook no colo ou acompanhar o noticiário enquanto se prepara para deitar. Essas ações estimulam a atividade cerebral e inibem a produção interna de melatonina, o hormônio que sinaliza ao corpo que é noite. Um ambiente totalmente escuro e silencioso é fundamental para a qualidade do sono. Faça as contas do horário que precisa levantar da cama e programe-se para dormir.

Aproveite as orientações e viva mais disposta!

Se mesmo com todas estas medidas você ainda se sente cansada, é importante procurar avaliação médica.

Fontes (1) (2)