QUANTO DE ÁGUA DEVO BEBER POR DIA? | Colchão Magnético Kenko

Blog

QUANTO DE ÁGUA DEVO BEBER POR DIA?

Que água é vida e todo mundo já sabe! É fundamental para o nosso corpo funcionar bem e de forma saudável. Aposto que você já ouviu que deve beber ao menos 2 litros de água por dia, mas isso varia de pessoa para pessoa. Isto é, depende de alguns fatores. Veja a seguir:

Quantidade de atividade física: Quem corre todos os dias necessita de mais água do que alguém que faz caminhadas três vezes por semana. Quanto mais intensa a atividade física realizada, maior a quantidade de água necessária. Também é importante tomar água durante e depois das atividades.

Clima do lugar que você mora: Quem mora em cidades mais quentes precisa de mais água do que quem mora em locais mais frios. Também precisamos de mais água no verão, quando suamos mais e, portanto, perdemos mais água, do que, por exemplo, no inverno.

Nível de metabolismo: Quem tem um metabolismo mais acelerado necessita de mais água do quem tem o metabolismo mais lento.

O seu peso: Uma pessoa de 100 kg precisa de mais água que uma de 50 kg. Quanto maior o peso, maior a necessidade de água.

Como você se alimenta: Se você ingere muito sal, vai precisar de mais água do quem come mais frutas e verduras, que são ricas em água.

Estado geral do corpo: Algumas condições físicas interferem na necessidade de água. Se você tiver febre, por exemplo, deverá aumentar a ingestão de líquidos. A mesma dica vale para quem apresentar episódios de diarreia ou vômitos. Para repor o líquido perdido, opte por caldos e sopas em vez de líquidos açucarados

Consumo de álcool: Se for ingerir álcool, procure alternar a bebida alcóolica com água. A dica é tomar um copo de água depois de cada drinque, já que o álcool ajuda a desidratar o organismo.

Uma dica de ouro

Comece seu dia com um copo de água! E tenha sempre uma garrafinha por perto. No início é mais difícil, mas logo entra na rotina, e fica mais fácil de manter esse hábito.

Mão segurando garrafa de água.

Para que não reste dúvidas

Observe a frequência com que você urina e a cor da sua urina. O ideal é que ela seja amarelo-clara. Se a urina estiver amarelo-escura e com odor forte e você estiver indo menos vezes do que costuma ao banheiro, é sinal de que está ingerindo pouca água. Tome ao menos dois copos de água para se hidratar.

Observe também suas fezes e quantidade de vezes que vai ao banheiro. Se você sente dor e dificuldade para evacuar, o problema pode estar na ingestão insuficiente de água no dia. Se o nosso corpo não tem líquidos suficientes, ele acaba absorvendo muita água do bolo fecal no intestino, deixando as fezes ressecadas. Essas fezes ressecadas têm mais dificuldade de passar pelo intestino, diminuindo a velocidade do trânsito intestinal, o que gera maior reabsorção de água (quanto mais tempo o bolo fecal fica no intestino, mais água vai absorvendo), ou seja, uma grande bola de neve. A água auxilia na lubrificação das paredes intestinais e na movimentação do bolo fecal, evitando a prisão de ventre e a formação de gases.

Fonte GZH e Drauzio Varella