ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL: POR ONDE COMEÇAR? | Colchão Klight

Blog

ALIMENTAÇÃO SAÚDAVEL: POR ONDE COMEÇAR?

Muitas pessoas torcem o nariz quando o assunto é alimentação saudável. A impressão negativa acontece pela associação do tema a um estilo de vida cheio de limitações e regras de nutrição. Felizmente, essa não é a realidade — para ser sincera, não chega nem perto disso! Alimentar-se bem e de forma consciente não significa abrir mão do que você gosta ou seguir rotinas rígidas. Para ter um corpo saudável e funcionando bem, é só você começar a adotar práticas fáceis no seu dia-a-dia.

Aqui vamos mostrar que é possível atingir esse objetivo sem grandes esforços. Descubra como manter uma alimentação saudável que traga mais qualidade de vida!

Tenha horários para comer

Nem todas as pessoas gostam de rotina, mas é importante que o cumprimento de horários aconteça nos momentos de comer. Alimentar-se todos os dias nos mesmos períodos é importante para garantir estabilidade nutricional e hormonal ao organismo. Esse hábito é benéfico principalmente para quem costuma esquecer as refeições e, por conta disso, consome qualquer coisa quando sobra tempo. 

Relógio analógico de mesa de cabeceira em uma parede. Estabelecer horários para refeições ajuda a ter uma alimentação saudável!

Saber que precisa nutrir o corpo em determinados horários também ajuda a planejar a composição dos pratos e até mesmo marmitas.

Não pule as refeições

Café da manhã, almoço e jantar são as refeições básicas, mas podem ser complementadas por lanches durante intervalos de trabalho ou estudo. Independentemente da quantidade consumida em cada um desses períodos, é importante cumpri-los e não pular nenhum.

Ou seja, se você se acostumou a se alimentar 5 vezes ao dia, evite mudanças drásticas nessa estrutura. Assim, não ficará com muita fome nas principais refeições, o que poderia levar ao consumo exagerado. A oferta constante de alimentos também mantém seu metabolismo ativo e evita compulsão. E também: evite jantar muito tarde da noite e comidas pesadas. 

Utilize ingredientes naturais

O mundo contemporâneo nos presenteou com diversas facilidades e muitas chegaram à cozinha na forma de condimentos e preparos instantâneos. O problema é que vários desses produtos têm aditivos químicos, além de excesso de sódio e açúcar — em quantidades que você talvez nunca usaria em suas receitas.

Por isso, outra dica de alimentação saudável é priorizar os ingredientes naturais na hora de criar seus pratos. Não é difícil substituir gotinhas de adoçante artificial por mel ou açúcar mascavo, certo? Nos preparos salgados, além de incluir alimentos frescos, procure utilizar temperos in natura.

Muitas ervas e especiarias podem ser encontradas no mercado ou cultivadas em pequenos vasos dentro de casa. Elas ressaltam sabores para que você reduza o sal e, de quebra, adicionam mais nutrientes às receitas.

Mulher pegando alimento no forno junto com uma criança. Fazer sua própria comida ajuda a ter uma alimentação saudável!

 

Equilibre a ingestão de nutrientes

Uma dieta equilibrada deve englobar todos os grupos alimentares para que você obtenha o máximo de nutrientes necessários ao bom funcionamento do organismo. Não é difícil buscar variedade quando se conhece a composição básica de cada produto.

É importante se preocupar com os macro e micronutrientes. Os macronutrientes devem ser ingeridos em maiores quantidades e representam os carboidratos (fornecem energia), as proteínas (constroem tecidos) e as gorduras (forma membranas celulares).

Entre os melhores carboidratos estão os pães, batatas, mandioca, massas integrais, arroz e frutas. As proteínas podem ser de origem animal ou vegetal, a exemplo de ovos, tofu, soja, carne de gado, frango e peixe. Quanto às gorduras, prefira as de boa qualidade, como azeite de oliva, manteiga e óleo de coco.

Diversifique as opções do mercado e monte um carrinho colorido com frutas, verduras, legumes e cereais. Quanto maior a variedade, maior será a obtenção de vitaminas e minerais (como cálcio, magnésio, zinco) que compõem os micronutrientes essenciais para a sua saúde.

Alimente-se com calma

Pode parecer impossível seguir essa dica quando se tem inúmeros compromissos e preocupações na cabeça. Ainda assim, faça um esforço para, pelo menos, se sentar à mesa quando precisar comer. Nutrir o corpo é uma prática essencial para qualquer pessoa e precisa ser feita com calma.

Mais que escolher bem os produtos a serem consumidos, a alimentação saudável também envolve ações simples, como mastigar bem os alimentos. Isso permite degustar os preparos e descobrir novos sabores, aromas e texturas.

Além disso, saiba que o processo de digestão começa na boca, a partir da trituração dos alimentos e da salivação. Logo, quando você come tranquilamente, permite ao organismo processar a refeição e promover saciedade no momento certo — evitando, assim, a ingestão além do necessário.

Beba líquidos no momento certo

A ingestão de água em quantidades adequadas é fundamental para obter os benefícios dos alimentos. Afinal, ela é responsável por transportar nutrientes e levá-los a todos os órgãos, além de manter o corpo hidratado e com a temperatura regulada.

Porém, há momentos propícios para beber líquidos. Se você está prestes a fazer uma refeição, o ideal é que ingira água 30 minutos antes de comer. Caso tenha acabado de se alimentar, procure aguardar 60 minutos para, então, matar a sede. 

Mulher bebendo água na garrafa pet olhando para a câmera. Beber água é primordial para ter uma alimentação saudável!

Beba água todos os dias! Ela é fundamental para o funcionamento de todos os órgãos do seu corpo.

Maneire no consumo de cafeína

Como qualquer alimento, o café de todo dia tem seus benefícios. Ele apresenta alta concentração de polifenóis, antioxidantes que diminuem a ação dos radicais livres. Também contém cafeína, um poderoso estimulante que fornece energia e disposição, seja nas manhãs ou antes dos exercícios.

Para aproveitar o potencial do grão sem exagerar, o ideal é limitar o consumo diário a 4 ou 5 xícaras de 50 ml. Isso porque, em excesso, a cafeína tende a aumentar a pressão arterial, o que pode ser prejudicial para a saúde cardiovascular.

A cafeína também está presente em alimentos como chocolate, refrigerante e chá mate. Por isso, se você quer manter uma dieta equilibrada, deve considerar o consumo moderado de produtos que tragam esse componente.

Viu como é simples começar e manter uma alimentação saudável? Se você busca adotar esse estilo de vida há um tempo, provavelmente já conhecia alguma das dicas. Agora, basta colocar a mão na massa e fazer mudanças onde achar necessário.

Fonte