AS CINCO FASES DO SONO - Colchão Magnético Kenko - Melhores Preços - Colchão Klight

Blog

AS CINCO FASES DO SONO

1ª. FASE

É a do adormecimento, que ocupa de 5 a 8% do sono. Essa fase pode durar de alguns instantes até cinco minutos e funciona como uma espécie de zona intermediária entre estar acordado e dormindo. A tensão
muscular diminui e o cérebro produz ondas irregulares e rápidas. A respiração começa a se tornar suave, mas se a pessoa for acordada nessa fase ela reagirá rapidamente negando que estava dormindo.


2ª. FASE

A temperatura corporal e os ritmos cardíacos diminuem, assim como as ondas cerebrais. Essa fase ocupa de 45% a 55% do sono, durando aproximadamente 20 minutos. A pessoa cruza o limite entre estar
acordado e dormindo e os olhos já não respondem estímulos externos, como de alguém levantando suavemente sua pálpebra.


3ª. FASE

O corpo começa a entrar em um sono profundo na terceira fase. As ondas cerebrais tornam-se grandes e lentas. É uma fase rápida e dura apenas 5% do tempo total de sono.


4ª. FASE

Na quarta fase, o sono é profundo, fazendo com que a pessoa se recupere do cansaço diário. É a fase fundamental para a liberação de hormônios ligados ao crescimento e para recuperação de células e órgãos. Corresponde a menos de 20% da noite. Nesse período, a pessoa fica totalmente inconsciente.


5ª. FASE

Na quinta fase, mais conhecida como sono REM, a atividade está em pleno vapor e desencadeia o processo de formação de sonhos. As frequências cardíacas e respiratória voltam a aumentar, os músculos ficam paralisados e a pressão arterial sobe. É nessa fase que o cérebro fixa as informações captadas durante o dia, mas descarta as menos importantes. Por isso, é tão importante sonhar.

Sobre cms@logicadigital.info