CANSAÇO EXCESSIVO | Colchão Magnético Kenko

Blog

CANSAÇO EXCESSIVO

Sabemos que temos muitas responsabilidades na nossa rotina. Seja cuidar da casa, cuidar dos filhos, a jornada de trabalho (ou até mesmo a procura de emprego). E dentro dessas responsabilidades temos: preocupações, cobranças, cansaço e estresse. Por vezes, acabamos deixando de lado nosso autocuidado, e consequentemente acabamos nos sentindo esgotadas.

“Quando a pessoa está em seu limite, ela diminui o rendimento, o prazer na execução do trabalho vai embora e vem uma sensação de que tudo é muito complicado, desgastante e demanda uma energia muito maior.”, explica o médico Fernando Fernandes, psiquiatra do HCor.

O corpo fala

Normalmente, nosso corpo nos envia sinais quando as situações estressantes cotidianas já não estão nos fazendo bem. É preciso ficar alerta a esses sinais e buscar as mudanças, para que lá na frente, nosso corpo não entre em um colapso.

Vista frontal de mulher sentindo cansaço trabalhando no computador.

Listamos aqui alguns dos sintomas que o seu corpo pode estar te dizendo que você está esgotada:

  • Frequentes dores de cabeça: uma dor pulsante ou aquela sensação de pressão na cabeça;
  • Insônia e outros distúrbios de sono: dificuldade para conseguir dormir ou sensação de não ter dormido suficiente;
  • Irritabilidade e mau-humor excessivo: observe se você tem se cobrado demais e se você tem se irritado em situações que normalmente não te irritaria;
  • Desânimo: observe se você tem perdido vontade de viver seu dia, de estar com a família, de estar em um ambiente de trabalho, de se divertir. É normal que em alguns momentos do mês nós preferimos ficar mais reclusas. Caso tenha se sentido assim de forma frequente é um ponto para atenção.

Tratamentos para o cansaço excessivo

Mude seus horários: estabeleça horário para acordar, alimentar, fazer atividade física, descansar e dormir. Quando temos uma rotina organizada fica mais fácil de lidar com as responsabilidades sem que isso pese no dia-a-dia.

Cuide da sua alimentação: substitua alimentos processados e industrializados por alimentos mais saudáveis como frutas, legumes e verduras – cuidar da sua saúde é uma forma de autocuidado e isso te dará mais autoestima.

Pratique meditação: a meditação ajuda a nos sentir mais presente no momento, e também ajuda a tomarmos mais atenção com a nossa respiração – se tiver alguma dificuldade de iniciar, escolha começar por meditações guiadas, e não precisa bloquear seus pensamentos, deixa eles fluirem na sua cabeça.

Hidrate-se: tenha uma garrafa de água sempre perto de você. ”Se a pessoa não se hidratar, as células vão extrair a água da circulação. O sangue se torna mais denso e a absorção da energia também vai ser dificultada”, explica o fisiologista Cláudio Pavanelli.

Leia também: QUANTO DE ÁGUA DEVO BEBER POR DIA?

Fonte: Saúde Abril, HCor e Tua Saúde