CHÁS PARA VOCÊ DORMIR MELHOR | Colchão Terapêutico Kenko

Blog

CHÁS PARA VOCÊ DORMIR MELHOR

Muitas pessoas se esforçam para ter noites de sono com qualidade, mas não percebem que alguns hábitos e outras questões podem interferir nisso. Fatores externos, hábitos e distúrbios do sono podem impactar, de forma independente ou em conjunto, para roubar o sono necessário para sua saúde e bem-estar. Mas, nessas horas, o chá para dormir pode servir como poderoso aliado para combater a insônia.

Benefícios do consumo do chá para dormir

Melhora a qualidade do sono

Outro problema comumente causado pelo excesso de estresse é a insônia. A falta de sono de qualidade é um verdadeiro ciclo prejudicial, já que ocasiona o surgimento de ainda mais estresse e outros problemas de saúde. Infelizmente, muitas pessoas necessitam do auxílio de medicações para dormir. Uma alternativa mais natural para lidar com essa situação é o consumo de chás, especialmente os mais calmantes como camomila e maracujá. Eles auxiliam na redução do estresse e promovem o relaxamento geral do corpo, o que nos ajuda a dormir muito melhor.

Acalma a mente

O estresse é, sem sombra de dúvidas, um dos problemas mais presentes em nossa sociedade atualmente. Seja por conta das pressões ou do dia a dia caótico, é inegável que muitas pessoas sofrem com problemas como a depressão ou a ansiedade, não é mesmo? Chá para dormir pode auxiliar diretamente nesse fator, reduzindo os níveis do hormônio cortisol na corrente sanguínea. E também nos ajudando a relaxar e nos concentrar de maneira muito mais eficaz. Apenas algumas xícaras por dia já são responsáveis por uma grande melhoria no equilíbrio mental e na produtividade!

Ajuda a desintoxicar o organismo

Nossas células estão constantemente se renovando. Para que isso aconteça, elas morrem e outras são criadas para ficar em seu lugar. No entanto, com o passar do tempo, elas mais morrem do que são sintetizadas, o que acarreta no envelhecimento de órgãos e tecidos. Algumas substâncias, conhecidas como radicais livres, são responsáveis por acelerar o processo de deterioração celular. Para impedir esse processo, precisamos consumir antioxidantes, compostos que combatem os radicais livres. Felizmente, o chá para dormir está cheio dessa importante arma contra o envelhecimento de nosso organismo, desintoxicando-o gradualmente.

Chás para dormir: confira 6 ervas e suas propriedades

Chá de camomila em uma xícara, ela faz parte de um dos chás benéficos para dormir.

Chá de Camomila

A camomila é muito conhecida por ser um calmante natural. Suas propriedades ajudam a combater o estresse, dores de cabeça e crises de insônia crônica. Os benefícios dessa erva não acabam aí: ela também é usado para diminuir dores musculares, inflamações, gripes, problemas de digestão e cólicas menstruais.

Mãos segurando algumas flores de lavanda. Lavanda faz parte de um dos chás benéficos para dormir.

Chá de Lavanda

Se você já aplicou um pouco de óleo essencial de lavanda no seu pulso ou inalou a fragrância da flor na natureza, então sabe em primeira mão como proporciona um efeito calmante – e a mesma sensação se aplica ao chá.

Chá de erva cidreira ao lado da planta. Ela faz parte dos chás que ajudam a dormir melhor.

Chá de Erva Cidreira

Os benefícios da erva cidreira sem baseiam em sedativo e calmante. Mas, além disso, é muito utilizado para os casos de desconfortos estomacais e indigestão. Já que muitas vezes essa ocorrência estão relacionadas ao estresse.

Flor de maracujá e suas folhas. O chá das folhas fazem parte do grupo de chás que ajudam a dormir.

Foto: Tevei Renvoyé

Chá com folhas de Maracujá

Um excelente chá para acalmar é o chá feito com folhas de maracujá. Pois o maracujá possui propriedades calmantes, reduzindo também a sensação de ansiedade. Podendo também ser tomado mesmo durante a gravidez, e além disso é ótimo para quem sofre de ansiedade e estresse. E ainda mais é considerado um chá para dormi, porque ajuda a acalmar e a relaxar o corpo. Gostou das dicas? Prepare seu chá e tenha um dia mais gostoso, com uma boa noite de sono.

Chá de Valeriana

A valeriana se tornou uma das ervas mais importantes para tratar a insônia. Tem um efeito sedativo que regula a ação das células do sistema nervoso, o que diminui os níveis de ansiedade.

Chá de Melissa ao lado da planta. Ela faz parte dos chás que ajudam a dormir melhor.

Chá de Melissa

Seu nome científico é Melissa Officinalis. Conhecida por ser uma das ervas mais eficazes para combater o nervosismo e transtornos de ansiedade. Ela também possui propriedades digestivas, por isso é altamente recomendável beber uma xícara após a última refeição do dia.

Além de beber um dos chás mencionados acima, também é bom praticar os seguintes rituais de sono

  • Fazer um jantar leve e não muito tarde da noite ou muito próximo da hora de ir dormir;
  • Verificar se o quarto está escuro;
  • Reduzir o consumo de bebidas que contenham cafeína, principalmente depois das 18h;
  • Dormir sempre no mesmo horário;
  • Beber um chá ao menos uma hora antes de ir dormir para tirar proveito de seu efeito;
  • Deitar-se na cama assim que sentir sono. É muito importante não adiar esse momento para não sentir insônia.

Fontes (1) (2)