FAZ BEM TIRAR UM COCHILO À TARDE? | Colchão Kenko Light

Blog

Pessoa tirando cochilo no sofá perto da parede

FAZ BEM TIRAR UM COCHILO À TARDE?

Por muito tempo acreditaram que tirar um cochilo na parte da tarde não era algo bom para saúde. Mas, com o avanço da ciência foi possível fazer pesquisas em relação a isso.

Como foi o caso da equipe da epidemiologista Nadine Häusler que monitorou os hábitos de sono de aproximadamente 3 400 pessoas voluntárias com idade entre 35 e 75 anos. E pode concluir que uma soneca de uma a duas vezes por semana diminui em 40% o risco de doenças cardiovasculares, como infartos e AVCs.

“Quando você dorme pouco ou mal à noite, cochilos ocasionais são uma forma de compensação fisiológica que diminui o nível de estresse.”, explica a médica.

Leia também: Você precisa descansar!

Além de fazer bem ao coração, ajuda no bom funcionamento do cérebro potenciando sua memória e capacidade de raciocínio. Também aumenta sua produtividade e criatividade. Pensando a partir do sono REM, o ideal é tirar sua soneca por até 15 minutos. Se você tiver tempo, pode esticar por até duas horas. Mais do que isso é muito provável que você acorde com muito mal humor e grogue. Lembrando que o cochilo não é para todo mundo, e sim para compensar uma noite mal dormida ou quem trabalha em turnos noturnos.

Como tirar o cochilo mais agradável

Jovem tirando cochilo no sofá em casa com o laptop

O ideal é cochilar depois do almoço, entre as 13h às 15h. Não é legal tirar sonecas no final do dia porque pode atrapalhar a sua noite de sono. Coloque o despertador para você acordar entre 15 minutos à 2 horas – depende do quanto você pode. Se o local que você for cochilar estiver muito barulhento, opte por protetores auriculares ou escutar música nos fones de ouvido. É importante cochilar num lugar escuro e bem arejado. Se não tiver cortinas e persianas no local você pode usar uma máscara de dormir.

Fonte Saúde Abril