COMO DORMIR QUANDO ESTÁ DOENTE | Colchão Kenko Light

Blog

Mulher doente deitada assoando o nariz na cama.

COMO DORMIR QUANDO ESTÁ DOENTE

Dependendo do lugar em que moramos, às vezes em um dia faz muito calor, e no outro uma considerável queda de temperatura. Esse clima instável, principalmente se a sua imunidade anda muito baixa, pode acontecer de ficar doente.

É importante resistir ao seu resfriado, comendo sopas e canjas e bebendo bastante água. Com a temporada de resfriados e gripes chegando ao auge, você provavelmente ouvirá inúmeras dicas como essas sobre como lidar com uma doença. Mas é importante certificar-se de que você está dormindo bem quando está doente. Isso é a única coisa que você absolutamente deve fazer para superar sua doença.

Durma bem mesmo quando não estiver se sentindo bem

Ter um sono reparador é uma das melhores maneiras de ajudar nosso sistema imunológico a combater doenças.

“Muitas das moléculas e substâncias que circulam em nosso corpo e também dentro das células se sobrepõem entre a função imunológica e o sono”, diz David Rapoport, MD, diretor do programa de medicina do sono da Escola de Medicina da Universidade de Nova York. “Portanto, não é nada surpreendente que eles afetem um ao outro.”

Uma das formas pelas quais o sono e o sistema imunológico interagem entre si é por meio da febre. Nossos corpos usam a febre como uma defesa fisiológica para combater infecções. Durante o sono, podemos obter uma resposta melhor à febre. 

Quanto mais espirros, mais sonecas

Mulher doente sentada na cama, assoando o nariz com guardanapo.

Foto de Freepik

Ao ficar doente, vá para a cama e melhore. Parece bastante simples. Ter um resfriado ou gripe é tão chato que você gostaria de poder apenas dormir o tempo todo e acordar só depois de se sentir melhor. Mas, nem sempre é fácil dormir quando você está tossindo, espirrando ou não conseguindo respirar e ainda tem que assoar o nariz a cada meia hora.

“Muitos sintomas de resfriados e gripes parecem piorar à noite e podem interferir no sono exatamente no momento crítico em que seu corpo mais precisa de descanso”, diz o especialista em sono Michael Breus, Ph.D.

Agora você também precisa encontrar uma cura para o sono perdido?

Não se preocupe. Nós resolvemos compilar algumas estratégias comprovadas cientificamente para melhorar suas chances de dormir melhor quando estiver doente:

Escolha dormir em um lugar correto

Para adormecer e continuar dormindo, você deseja um ambiente escuro, fresco e silencioso. Além disso, você quer ter certeza de que seu colchão e travesseiros não estão funcionando contra seus melhores esforços para descansar um pouco. Roubando o conforto que você precisa durante a noite. Estabelecer um ambiente favorável ao sono é o melhor conselho, independentemente de como você esteja se sentindo.

Sobre o horário para tomar remédios

Remédios para resfriado podem ter efeitos colaterais que prejudicam o sono. Os descongestionantes, em particular, são conhecidos por fazerem muitas pessoas sentirem-se nervosas. Evite tomar esses medicamentos no final do dia. Se você ainda está procurando alívio para o nariz entupido quando estiver pronto para se deitar, experimente um descongestionante em spray nasal, que é menos provável que o mantenha acordado.

Use a gravidade a seu favor

Acredite ou não, grande parte da dificuldade que você experimenta ao tentar dormir quando está doente vem de simplesmente deitar. A pressão nos seios da face aumenta quando sua cabeça está no nível do corpo. O gotejamento pós-nasal se acumula na garganta, produzindo tosse. Use um travesseiro de espuma como apoio para a parte superior do corpo.

Vaporize-se

O ar quente e úmido pode ajudar a limpar o muco das vias respiratórias e acalmar a tosse. Configure um umidificador ou vaporizador em seu quarto. Mergulhe em um banho quente ou tome um banho quente antes de se deitar. Ou você pode simplesmente tomar uma xícara de chá quente enquanto o bebe para respirar os vapores. Escolha chás que ajudam você a dormir melhor.

Mantenha utensílios de emergência do seu lado

Você finalmente adormeceu… apenas para ter um nariz escorrendo ou garganta seca acordando você já acorda! Quanto mais rápido você responder, mais rápido poderá voltar ao modo de hibernação. Portanto, mantenha uma caixa de lenços de papel, um copo de água e quaisquer outros tratamentos à sua cabeceira para fácil acesso.

Prefira dormir isolado

Se a doença está perturbando seu sono, você pode ter certeza de que está fazendo o mesmo com seu parceiro de cama. Considere usar o quarto de hóspedes ou o sofá até se sentir melhor. Assim, pelo menos um de vocês terá uma boa noite de descanso. Além disso, você pode evitar dar resfriado ao seu ente querido.

Fonte: Symptoms