COMO NOSSO CORPO SABE A HORA DE DORMIR? | Kenko Light

Blog

Mulher segurando relógio cobrindo o rosto.

COMO O NOSSO CORPO SABE A HORA DE DORMIR?

Aqui em nosso blog sempre ressaltamos a importância de organizar nossa rotina colocando como prioridade hora de dormir, acordar e comer. Isso porque sabemos que para termos mais vitalidade ao longo dia é fundamental descansar bem passando por todos os ciclos do sono. Nossa alimentação interfere também por isso é importante fazer boas escolhas para nutrir o nosso corpo e prevenir doenças.

Como nosso corpo sabe a hora de dormir?

Assim como todos os seres vivos, nós temos o nosso relógio interno biológico. A região que controla os ritmos biológicos, que são de 24 horas, é o hipotálamo anterior. Esses ritmos biológicos são chamados de ciclos circadianos. Estudos apontam que a luz é o principal ativador do relógio biológico. E não é apenas a luz solar. As pessoas que acabam ficando acordadas durante a noite e expostas à luz de aparelhos eletrônicos estão, na verdade, forçando seu organismo a alterarem o seu ciclo natural. O mesmo acontece quando passamos pelo processo de jet lag. Quando ocorre alteração do ritmo biológico de 24 horas consecutivas, que ocorre após mudanças do fuso horário em longas viagens de avião. Quando acostumamos nosso corpo a esse tipo de hábito – sem hora de dormir regulada – fica difícil readaptar o corpo às condições naturais. É preciso disciplina e dedicação para reorganizar horários para dormir e acordar.

Infográfico do relógio biológico. Aqui podemos ver qual a melhor hora de dormir.

Ajustando seu relógio biológico

  1. Tome sol diariamente por pelo menos 15 minutos ao dia – sempre com o uso de protetor solar;
  2. Escolha o melhor colchão para dormir bem – prefira colchões terapêuticos que ajudam seu corpo a descansar melhor;
  3. Evite cafeína e bebidas alcóolicas – prefira sucos naturais, chás e água;
  4. Procure manter um horário regular para as atividades importantes do dia-a-dia, principalmente a hora de dormir;
  5. Faça exercícios físicos com regularidade – pode ser alongamento, yoga, caminhada, corrida, andar de bicicleta, ir à academia;
  6. Evite forçar o cérebro com leituras ou trabalhos intelectuais intensos próximo ao horário de dormir;
  7. Faça um jantar leve e cedo, pelo menos 3 horas antes de dormir.

Fontes Visão Para o FuturoRevista Galileu