DICAS DE ASTRONAUTAS PARA VOCÊ DESCANSAR MELHOR | Kenko Light

Blog

DICAS DE ASTRONAUTAS PARA VOCÊ DESCANSAR MELHOR

Já imaginou como seria dormir sem conseguir ‘se deitar’ e ainda assistir 16 nasceres de sol por dia? É assim que vivem os astronautas da Estação Espacial da NASA, conhecida pela sigla ISS. Então, para conseguir descansar e prevenir doenças, os astronautas criaram algumas técnicas que pode também te ajudar a descansar melhor. Veja a seguir:

Astronauta está a descansar em sua cama na ISS.

Foto retirado do Site da NASA.

Estabeleça horários dentro da sua rotina

Para os astronautas, que vêem 16 nasceres do sol por dia, o ritmo circadiano é desestruturado. O organismo não consegue diferenciar o que é dia e o que é noite. É feito, então, um cronograma com seus próprios hábitos de sono e ritmos circadiano. O mesmo para você: estabeleça horários para dormir, acordar, café da manhã, almoço, janta leve… Você pode fazer exercícios leves ao acordar, como alongamento, yoga, ou até mesmo uma meditação.

Higienize seu sono

O que tem atrapalhado seu sono? Quais são as possível causas para você acordar tão indisposta? Liste tudo aquilo que achar que está interferindo no seu descanso. E faça mudanças benéficas para o seu corpo ir percebendo, como por exemplo: evite mexer em aparelhos eletrônicos antes de dormir. Também evite fazer uma refeição muito pesada. Prefira fazer uma refeição assim na hora do almoço para você ter todo seu dia mais disposta.

Crie um ambiente para o seu descansar

No caso dos astronautas, em seus quartos individuais, eles possuem todo um sistema integrado e bem pessoal de luz, qualidade do ar, temperatura, ruído entre outras tecnologias para auxiliar em seus descansos. E também não dormem flutuando. O mesmo vale para você: observe o seu quarto! Como está as condições de luz (eletrônica e solar)? Precisa de cortinas novas? Seu colchão está em boas condições para você? Seu quarto é arejado?

Evite o uso da cafeína

O uso de cafeína, principalmente em horários próximos do seu descanso, pode atrapalhar o ritmo circadiano principalmente a produção de melatonina – o hormônio do sono.

Fonte