DICAS PARA DORMIR BEM NO VERÃO | Colchão Kenko Light

Blog

DICAS PARA DORMIR BEM NO VERÃO

Tem feito dias muito quentes, não é mesmo? Até mesmo quando esperamos uma chuva no final do dia para refrescar, e às vezes até chove mas continua abafado no verão. Então, fica difícil de pegar no sono e de descansar bem.

Pessoa de costas deitada na praia no verão com chapéu

Foto de Pixabay

E por que é tão difícil dormir quando está quente?

O seu corpo está programado para se desligar para dormir quando está mais frio. A explicação é que o nosso corpo funciona no ritmo circadiano, sua temperatura interna cai ligeiramente à medida que a hora de dormir se aproxima. Essa diminuição natural da temperatura envia ao seu cérebro que está na hora de dormir! Mas baixar sua temperatura interna é mais difícil se a temperatura atmosférica estiver alta, e ainda mais difícil se houver muita umidade também.

O sol de verão

Não são apenas as temperaturas mais altas do verão que o mantêm inquieto, é também a luz do sol. Dependendo de onde você mora aqui no Brasil. você terá não apenas alguns minutos, mas algumas horas a mais de raios de sol.

Toda essa luz do dia é ótima para passar o tempo ao ar livre e aproveitar ao máximo até mesmo as férias de verão. Só que é muito mais difícil adormecer quando está claro do lado de fora no início da manhã e no final da tarde. Isso não quer dizer que você deva odiar o verão… Pelo contrário! Mas pode ter que seguir algumas estratégias pra preparar sua higiene do sono nessa estação do ano.

Dicas para descansar no verão

O calor do verão não deve ser a razão pela qual seu sono de qualidade deve afundar de cabeça na piscina. Reunimos aqui dicas maravilhosas especialmente para quem anda muito estressado com a rotina calorosa e dificuldades para dormir tranquilo.

Escolha de cortinas para seu quarto: Opte por cortinas ‘blackout’ em todas as janelas do seu quarto. Porque assim a luz solar irritante da 5 da manhã não te incomodará, e seu quarto ficará mais fresco dia e noite.

Tome um banho gelado antes de dormir: Sirva-se tomando um banho rápido e frio antes de dormir. Além disso, também o ajudará a relaxar. Uma opção ótima é tomar depois de acordar também.

Refresque seu quarto: Tente manter seu quarto por volta de 18 graus de temperatura. Use um ventilador rotativo para circular o ar em seu quarto. Além disso, considere investir em produtos de refrigeração para quarto, como travesseiros, lençóis e até colchões terapêuticos.

Beba água antes de dormir: Mantenha um copo ou garrafa de água cheia de água gelada ao lado de sua cama. Beba um pouco de água fria antes de dormir para continuar diminuindo a temperatura interna do corpo.

Sobre a posição que você escolhe dormir: Sua posição de dormir pode estar deixando você mais aquecido. Sempre dorme enrolado como se fosse uma bola? Talvez seja hora de tentar dormir com os braços e as pernas esticados. Isso ajudará a liberar mais calor.

Escolha dormir com roupas leves e respiráveis: seu pijama pode estar prendendo o calor perto de seu corpo e dificultando o sono.

Fontes: NCBI, WebMd, Sleep Apnea, Life Hacker, Sciencing e Forbes