LONGEVIDADE: ENVELHECER SAUDÁVEL | Colchão Magnético Kenko

Blog

LONGEVIDADE: ENVELHECER SAUDÁVEL

“Envelhecer não é uma juventude perdida, mas sim uma nova era de oportunidades e força” trazendo a citação da médica Lely Guzmán da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), durante o VIII Fórum Internacional da Longevidade.

Aqui não é o olhar de que devemos mudar apenas a realidade de pessoas idosas. Mas também preparar a chegada daquelas que virão mais tarde a velhice. Crucial a responsabilidade de nos preocuparmos com as políticas voltadas a saúde, transporte, comunicação, trabalho, cultura e educação buscando uma melhora em todas essas áreas.

Casal de idosos. (A Revolução da Longevidade)

Trazendo estatísticas podemos analisar que a expectativa média de uma pessoa brasileira tem aumentado cerca de três meses a cada ano. Mas, se pensarmos na desigualdade social muitas pessoas envelhecem com sérios problemas de saúde que poderiam ser evitados, só que acabam não sendo. E isso faz com que sobrecarrega crescentemente o sistema de saúde (que já se encontra saturado).

A Revolução da Longevidade

A Revolução da Longevidade requer adotar uma perspectiva de curso de vida. O jovem de hoje será o idoso de amanhã. Para entendermos um idoso, olhemos para trás, para o modo como levou a vida e se tornou quem é hoje. Por isso, é indispensável considerar os determinantes do envelhecimento ativo: de acesso a serviços sociais e de saúde; comportamentais (estilos de vida); pessoais (genéticos, hereditários e de personalidade); ambientais; sociais e econômicos. Esses aspectos são interdependentes, segundo cada cultura e perspectiva de gênero.

Leia também: Clínica da Beleza Plena

No Brasil de hoje se envelhece melhor do que há 40 anos. Primeiro, porque na Constituição de 1988 a saúde passou a ser um direito de todos e também dos idosos. É preciso melhorar os serviços, mas, não se morre mais a míngua ou à espera do gesto de uma pessoa caridosa. Segundo, pela política de renda mínima. Mesmo sendo distribuído apenas um salário mínimo, para muitas famílias, o idoso deixou de ser um fardo.

Vários amigos felizes. (A Revolução da Longevidade)

Falamos aqui sobretudo em relação ao macro, ao nosso Brasil, mas, pensando no micro, na esfera pessoal do nosso dia-a-dia: nos preocupar com nossas qualidades de vida é muito importante e dormir bem é uma questão de longevidade de vida. Por isso, escolha o melhor para sua saúde. Para você poder viver! Escolha Colchão Terapêutico Klight, veja mais informações aqui.

Fonte Saúde Abril e Scielo