3 MUDANÇAS PARA FAZER NO SEU QUARTO EM 2021 - Colchão Magnético Kenko - Melhores Preços - Colchão Klight

Blog

Quarto com Mesa De Cabeceira De Madeira Bege Com Lâmpada De Mesa Branca; Cama De Madeira Marrom Com Conjunto De Edredom Cinza

3 MUDANÇAS PARA FAZER NO SEU QUARTO EM 2021

Existem três mudanças simples que você pode fazer em seu quarto para dormir melhor em 2021 em diante.

Por que o lugar onde você dorme é MUITO importante

Embora muitas pessoas se concentrem em maneiras de melhorar o sono, como estudar a relação entre exercícios e sono, ou reduzir o consumo de cafeína, muitas vezes perdem um componente importante: o lugar onde você dorme. Pesquisas têm mostrado consistentemente que seu o lugar onde você dorme, incluindo luz, temperatura e som, pode desempenhar um papel fundamental em quanto você tira seu sono reparador. Mesmo se você estiver seguindo um horário ideal de sono, a verdade é que um ambiente de sono ruim pode tirar tudo que há de importante no seu sono.

As três mudanças que você pode fazer em seu quarto

Vamos dar uma olhada em três etapas importantes que você pode seguir para mudar seu quarto neste ano para ter um sono melhor, e, consequentemente, uma saúde melhor. Todas essas são pequenas mudanças que você pode fazer em pouco tempo e que farão uma grande diferença.

Iluminação

A iluminação tem um efeito potencial na qualidade do seu sono. Você deve ter muito cuidado com a luz azul (presente em televisões, celulares entre outros). A luz azul suprime a produção de melatonina pelo dobro do tempo que outros comprimentos de onda de luz e também altera o ritmo circadiano. Enquanto isso, mesmo a iluminação da rua pode tornar mais difícil cair e permanecer dormindo.

Plano de ação

Substitua todas as luzes brilhantes por lâmpadas de baixo watts. Em vez de cores fortes, considere repintar suas paredes em tons suaves, calmantes e pastéis claros. Invista em cortinas blackout e defina um cronômetro na TV para que ela desligue se você tiver o hábito de assistir TV antes de dormir. Se você não consegue resistir a olhar para o seu smartphone no quarto, pelo menos altere a luz azul para luz de leitura do seu celular.

Barulho

Você não precisa que eu diga que o barulho pode atrapalhar o seu sono. Seja seu cachorro uivando, seu parceiro falando durante o sono ou vizinhos barulhentos. É por isso que é tão importante garantir que seu quarto seja um espaço silencioso. Mas, acontece que alguns sons também podem ajudá-lo a dormir melhor.

Vários estudos mostram que ouvir música antes de dormir pode melhorar a qualidade do sono em todas as idades e a eficiência geral do sono (o tempo que você passa dormindo em comparação com o tempo que passa na cama em geral). A música antes de dormir também pode ajudá-lo a adormecer mais rapidamente e até mesmo reduzir a ansiedade. 

Plano de ação

Experimente para ver o que funciona para você. Opte por uma música relaxante uma hora antes de dormir. Em seu quarto, procure reduzir o som o máximo possível. Às vezes, é útil usar um ventilador para ruído branco.

Temperatura

A termorregulação é a maneira que nosso corpo usa para manter nossa temperatura corporal central, que aumenta e diminui naturalmente. O ciclo de 24 horas de aumento e queda da temperatura corporal está diretamente relacionado ao nosso ciclo de sono e vigília. Em outras palavras, uma queda na temperatura corporal sinaliza quando é hora de dormirmos.

O calor excessivo do quarto pode levar à sudorese excessiva, despertares noturnos e perturbações gerais no sono restaurador – e até mesmo o uso de pijamas incorretos pode piorar o problema.

Plano de ação

Use um ventilador se necessário e evite suar à noite, optando por pijamas leves que absorvem a umidade. Se você ainda está suando muito, pode ser hora de um check-up na saúde. A sudorese noturna pode ser causada pela menopausa; outras alterações hormonais, ansiedade ou até mesmo um distúrbio do sono como apneia do sono.

Dica de bônus (e não menos importante!)

Vou deixar você com uma última dica bônus para ajudá-lo a dormir melhor em 2021: verifique seu colchão. Se seu colchão está cedendo, piorando suas alergias, ou você está tendo dor crônica nas costas depois de dormir, pode ser hora de comprar um novo. Escolha dormir em um colchão terapêutico que através das tecnologias presentes vão auxiliar o seu sono e sua saúde.