PLANTAS PARA QUARTO: 13 ESPÉCIES QUE VÃO MELHORAR SEU SONO | Colchão Terapêutico Kenko

Blog

PLANTAS PARA QUARTO: 13 ESPÉCIES QUE VÃO MELHORAR SEU SONO

As plantas para quarto além de agregar beleza ao cômodo, trazem vitalidade ao espaço e benefícios calmantes, relaxantes e purificadores que poderão te ajudar a dormir melhor. Afinal, não tem nada mais desconfortável do que passar a noite toda se revirando de um lado para outro na cama tentando dormir e não conseguir, não é mesmo?

Noites mal dormidas são capazes de drenar toda nossa energia, produtividade, prejudicar nosso raciocínio e alterar nosso humor. Logo, se você está em busca de alternativas acessíveis e naturais que possam melhorar a qualidade do seu sono, atente-se aos próximos tópicos. Selecionamos 13 plantas para quarto que vão te ajudar a dormir melhor. Confira!

1. Gérbera

A gérbera é uma flor silvestre bastante conhecida, seja pela sua beleza singular ou por suas características peculiares. De uns anos para cá, as gérberas caíram no gosto do público e, hoje, mais do que complementar a decoração de casas, festas e casamentos, elas vêm sendo utilizadas como plantas para quarto, como forma alternativa para melhorar a noite de sono. Isso porque, as gérberas no ambiente conseguem filtrar compostos como benzeno, formaldeído, xileno e também tricloroetileno (encontrado em produtos para roupa dentro do guarda roupa).

2. Espada de São Jorge

A espada de são jorge é uma das plantas para quarto que devem estar presentes no seu dormitório. Afinal, a estrutura folicular da espada de são jorge tem a capacidade de absorver substâncias tóxicas como benzeno, formaldeído, tricloroetilenos. Além disso, há quem acredite que a presença dessa planta no ambiente é capaz de filtrar também as impurezas e energias negativas. Experimente colocá-la ao lado do criado mudo.

Leia também: Conheça a higiene do sono

3. Hera (trepadeira)

Se você sofre com crises de asma ou problemas respiratórios, a Hera é uma das plantas para quarto que você deve cultivar no seu cômodo. Isso porque, estudo botânicos revelaram que o cultivo de Hera em cômodos internos pode reduzir muito a quantidade de mofo no ar, ou seja, sua presença minimiza alergias, irritações pulmonares e até mesmo preserva móveis e roupas do local. Contudo, vale comentar que a Hera é tóxica em caso de ingestão, por esse motivo seu cultivo deve ser feito em cestas suspensas, fora do alcance de crianças e animais de estimação. Se preferir, vale colocar a hera no alto da estante. Também fica linda!

4. Babosa

A babosa é uma das plantas para quarto que tem a capacidade de purificar o ar. Segundo a NASA, a babosa está entre as melhores quanto a produção de oxigênio no ambiente e melhoramento da qualidade do ar. Logo, mais oxigênio presente no quarto pode facilitá-lo a cair em um sono profundo. O cultivo da babosa exige poucos cuidados, não necessitando de regas constantes. No entanto, recomenda-se posicioná-la próximo a janela, pois essa espécie necessita e luz natural direta.

5. Jasmim

A jasmim é uma das plantas para quarto que trazem benefícios calmantes ao espaço. No entanto, ao ser cultivado dentro de casa, seus vasos devem permanecer próximos as janelas do local, pois a jasmim se trata de uma espécie de flor que exige bastante luz natural para se desenvolver. Sua presença no ambiente reduz níveis de ansiedade e seu cheiro melhora a qualidade de sono, a produtividade e raciocínio. Coloque para enfeitar a cômoda.

Leia também: Qual a melhor posição para dormir?

6. Lavanda (Alfazema)

A lavanda, também conhecida como alfazema é uma das plantas para quarto que não só tem um cheiro maravilhoso, como também ajuda a reduzir o estresse e a ansiedade dos ocupantes do local. Além disso, sua estrutura folicular tem a capacidade de melhorar a qualidade do sono.

7. Palmeira Ráfia (ou Rafis)

A palmeira ráfia é uma linda espécie que chama a atenção pelos seus troncos finos, fibras espessas e folhas verdes grandes e suntuosas, originária da China elas é uma das poucos plantas para quarto robustas e grandes que conseguem sobreviver em ambientes fechados. A palmeira ráfia pode chegar até 3 metros de altura e sua estrutura folicular peculiar tem a capacidade de eliminar do ar compostos de formaldeído, xileno e o amoníaco.

8. Samambaia

As samambaias são plantas tropicais muito utilizadas em decorações de diversos ambientes por possuírem uma estética exuberante. São populares devido ao seu caráter energético: elas absorvem as energias negativas, purificando o local de más vibrações. Para cultivá-las, é necessário presença de sol e regas até três vezes por semana – mas tome cuidado para não exagerar, pois qualquer excesso pode matar sua planta.

9. Dinheiro em Penca

Conhecida como tostão, essa planta pode ser usada para decorar qualquer cantinho e deixar seu quarto mais charmoso. Possui um cultivo fácil, gosta de sombra total ou parcial e uma terra úmida para se desenvolver. Tome cuidado com ambientes com ar-condicionado, pois ela pode não se adaptar. A dinheiro em penca é popular no Feng Shui, por ativar a prosperidade e áreas relacionadas ao trabalho.

10. Avenca

Conhecidas por espantar o mau-olhado, as avencas são as queridinhas dos ambientes internos. Elas gostam de calor, luminosidade e umidade, mas evite raios solares excessivos. No Feng Shui as avencas são ativadoras da sabedoria e espiritualidade. São perfeitas para decorações minimalistas.

11. Suculentas

As suculentas ajudam na proteção emocional. São plantas extremamente versáteis, por serem pequenas e possuírem várias espécies. Você pode escolher entre uma variedade de tamanhos, formas e cores para compor seu quarto. Se adaptam a lugares secos e não precisam de muitos cuidados: apenas regue uma vez por semana ou quando sua terra estiver muito seca. Seu exemplo mais popular são os cactos.

12. Lírio da paz

Além de ser muito bonito, o lírio da paz garante vários benefícios no seu cultivo. Suas flores podem aumentar a umidade do ar e diminuir os micróbios que causam alergia. Precisa ser cultivado na sombra e em lugares mais quentes, e também necessita ser regado semanalmente. É uma planta fácil de combinar com diferentes cores e texturas, perfeita para decorar seu quarto.

13. Clorofito

É uma planta de pequeno porte que não exige muitos cuidados. Ou seja, é perfeita para quem não tem muito tempo para se dedicar ao cuidado de plantas. O clorofito é uma planta ornamental muito bonita e perfeita para decorações: ela purifica o ar em ambientes domésticos, eliminando as substâncias ruins. Precisa ser colocada em uma ambiente iluminado e regada 3 vezes ao mês.

Com certeza, qualquer uma dessas plantas vai deixar seu quarto mais charmoso. Lembrando que a presença de plantas no quarto não traz nenhum risco à saúde, pois a quantidade de oxigênio que uma planta consome é muito pequena e insuficiente para causar qualquer problema ao ser humano.

Texto retirado de Tua Casa e Viva Decora

Fotos retiradas do Pinterest