PRECISAMOS FALAR SOBRE O CÂNCER DE MAMA | Colchão Klight

Blog

OUTUBRO ROSA: PRECISAMOS FALAR SOBRE O CANCÊR DE MAMA

O Outubro Rosa é uma campanha feita no mundo todo anualmente no mês de Outubro, com a intenção de promover e alertar a sociedade sobre o diagnóstico precoce do câncer de mama. E também falar sobre a necessidade de frequentar médico e realizar mamografia. Essa campanha também estimula que todas as mulheres se toquem e sempre faça o autoexame das mamas.

O câncer de mama, no Brasil, é uma doença com alto número de mortes, especialmente por causa do grande número de diagnósticos quando a doença já está em estado avançado. Em 2017, 16.724 óbitos por câncer de mama feminina, o equivalente a um risco de 16,16 por 100 mil.

O câncer de mama é perigoso?

Muitas mulheres temem o câncer de mama, em parte porque ele é comum. No entanto, parte do medo em relação ao câncer de mama se baseia no desconhecimento. Por exemplo, a afirmação “Uma em cada oito mulheres terá câncer de mama” é enganosa. Esse número é uma estimativa baseada nas mulheres desde o nascimento até os 95 anos de idade. Isso significa que, teoricamente, uma entre oito mulheres que vivem até os 95 anos ou mais terá câncer de mama. Contudo, uma mulher de 40 anos de idade tem apenas aproximadamente uma chance em 70 de ter essa doença na próxima década. Mas o risco aumenta à medida que a mulher envelhece.

O tabagismo e a ingestão regular de bebidas alcoólicas podem aumentar o risco de câncer de mama. Especialistas recomendam que as mulheres se limitem a uma bebida alcoólica por dia. Uma bebida é aproximadamente 340 ml de cerveja, 145 ml de vinho ou 40 ml de bebida mais concentrada, como uísque.

Quanto mais cedo ele for detectado, mais fácil será curá-lo. Se no momento do diagnóstico o tumor tiver menos de 1 centímetro (estágio inicial), as chances de cura chegam a 95%.

Assista este breve vídeo explicando como fazer os procedimentos de autoexame:

Fonte (1) (2) (3)

 

Veja também: O QUE É PREVENÇÃO DE DOENÇAS? Clique aqui!