SONO REM - Colchão Magnético Kenko - Melhores Preços

Blog

SONO REM

O sono REM vem do termo no inglês Rapid Eye Movement, que traduzindo significa ”Movimento Rápido dos Olhos”, um fator que acontece quando estamos nessa fase do sono. Além disso, nossos sonhos são mais vívidos e acontece uma atividade cerebral intensa. É a última etapa do sono profundo e mais importante pois é responsável por para processar memórias, experiências, vivências e conhecimentos.

Como atingir o sono REM

1. Entenda como funciona as fases do sono

São quatro fases, começando pela N1, onde você começa a pegar no sono e costumar durar 5 minutos. O movimento dos olhos é leve e lento, e qualquer barulho ou movimentação no ambiente pode te acordar.

Mulher tentando dormir. Sono REM.

Em seguida o N2, aqui é o momento do primeiro estágio do sono real durando cerca de 10 a 25 minutos. Caracterizado pela baixa frequência cardíaca e sem movimento dos olhos.

Casal dormindo parado. Sono REM.

O início do sono profundo segue a partir da terceira fase, a N3. Onde é difícil de acordar, mas se acontecer, você sentirá tontura e desorientação por um tempo. Marcado pela lentidão das ondas cerebrais e o fluxo sanguíneo é direcionado para os músculos, restaurando, portanto, sua energia.

Mulher dormindo e uma pessoa tentando acordá-la. Sono REM.

Por fim, a fase N4 ou conhecida como sono REM como citamos acima. Acontece cerca de 70 a 90 minutos após você ter adormecido.

Homem dormindo profundamente. Sono REM.

Como pode perceber, essas fases determinam nosso ciclo do sono. E ao longo do nosso sono reparador passamos por esses ciclos diversas vezes cada uma com cerca de 90 minutos de duração. Esse tempo varia à medida em que a noite avança. A maior parte do sono profundo acontece na primeira metade da noite, e mais tarde, o sono REM se torna mais extenso.

2. Estabeleça horários

Comentamos sempre por aqui a importância de estarmos de acordo com nosso relógio biológico, isto é, nossas necessidades do corpo ao longo do dia. Avalie quantas horas por dia é necessário para você, partindo do princípio de como você acorda. Tem gente que dorme 4h a 6h por dia e acorda descansado. Essa questão varia de pessoa para pessoa. Se o seu sono estiver desregulado, dê uma chance de ao menos 1 semana para colocar seu sono em dia. Esse é o período mínimo de adaptação.

3. Mantenha distância de aparelhos eletrônicos antes de dormir

Procure realizar atividades relaxantes antes de dormir. Mexer no celular ou assistir televisão acaba sendo um estimulante para ficarmos acordados ao longo da madrugada, porque a luz das telas interfere no funcionamento do nosso relógio biológico.

4. Prefira dormir em quarto escuro, bem arejado e silencioso

Essas são as regras básicas para se ter um sono tranquilo. Para ter um quarto escuro, você pode colocar cortinas e cobrir aparelhos de televisão para que não ilumine o quarto. Ou utilizar um protetor de olhos para dormir. Se o seu quarto fica em um lugar que acontece muito barulho durante a noite procure utilizar protetores auriculares.

5. Evite bebidas alcoólicas e nicotina antes de dormir

A cafeína é estimulante e pode ser encontrada no café, chocolate, chás, remédios para emagrecer e alguns analgésicos. Desse modo, se você tomar uma xícara de café às sete da noite, a cafeína continuará fazendo efeito às onze da noite. Substitua por chás que estimulam seu sono.

6. Pratique atividades físicas

Pode ser de 20 minutos a 30 minutos por dia, isso já vai te ajudar a ter um sono tranquilo e reparador. No entanto, evite exercitar-se muito próximo da hora de dormir porque pode te manter ficar acordado. Prefira fazê-los cinco ou seis horas antes de ir para a cama ou logo pela manhã ao acordar, que é o mais indicado por especialistas.

Fontes GiphyWiki How e Tua Saúde