VOCÊ SABE O QUE É SONO REPARADOR? | Colchão Klight

Blog

Linda jovem mãe e seu filho pré-escolar tendo seu sono reparador com despertador.

VOCÊ SABE O QUE É SONO REPARADOR?

É importante perceber que o sono é tão essencial para o corpo como a alimentação saudável e a prática de atividades físicas na nossa vida! Quando se fala desse momento de descanso, é comum valorizarmos a quantidade de horas dormidas sem pensar na qualidade da noite de sono.

Continue lendo e veja se o seu descanso está sendo realmente bom para você!

Foto de mulher europeia com pele saudável, inclina-se no travesseiro macio, usa pijama, óculos na cabeça, posa sozinha no branco, tem um olhar sonolento. Pronta pro seu sono reparador!

Sono reparador é importante para você

O ciclo do sono é dividido em duas etapas principais. A primeira delas é chamada de sono não REM e é subdividida em três estágios. O estágio 1 começa ao fechar dos olhos. O corpo vai pegando no sono lentamente e a respiração diminui de ritmo. É uma espécie de transição entre estar acordado e estar dormindo.

O estágio seguinte é marcado por um sono leve. Ou seja, o corpo já está descansando, mas qualquer ruído ou luz pode acordá-lo. O estágio 3, por sua vez, tem um sono mais profundo. O cérebro se desliga do mundo ao redor e diminui suas atividades e o corpo foca na reparação das células e da energia perdida ao longo do dia.

Fase REM ajuda na consolidação da memória

Quando o estágio 3 chega ao fim, começa a última grande etapa do ciclo, chamada de sono REM. “É só nessa última etapa que os sonhos acontecem. No sono REM, devido à intensa atividade cerebral, os olhos ficam se movendo de um lado para o outro enquanto permanecem fechados, a respiração torna-se superficial, rápida e irregular e os músculos ficam hipoativos”, afirma o neurologista e médico do sono Shigueo Yonekura.

De acordo com o especialista, o sono REM é a fase mais importante para a consolidação da memória. E complementa: “Dormir e sonhar são imprescindíveis para a saúde física, mental e para o bem-estar”. Ao longo da noite, esse ciclo se repete de 4 a 5 vezes, proporcionando o descanso necessário para o corpo acordar recuperado no dia seguinte.

Jovem mulher caucasiana quer dormir, mantém a mão na boca, vestida com roupas casuais, mantém o travesseiro, tem expressão cansada, isolada no branco. Precisando de um sono reparador.

O que é distúrbio do sono?

Em geral, uma pessoa adulta necessita dormir de sete à oito horas por dia. Porém, não é estabelecido uma regra quanto a duração do sono. Cada pessoa tem seu próprio ritmo. Porém, se esse ritmo for alterado, alguns problemas surgem somo resposta à essa alteração. Fuso horário, pessoas que tem maior energia ao entardecer ou que trabalham durante à noite, são fatores que contribuem para o surgimento de problemas de sono. Existe um exame detalhado capaz de detectar mais de 80 distúrbios do sono: a polissonografia. Este exame é realizado em laboratórios do sono. Entre os distúrbios mais comuns estão:

· Insônia – Dificuldade para dormir. Atingindo 1 em cada 3 adultos, a pessoa que sofre de insônia não consegue dominar o cansaço e obter o descanso necessário.

· Ronco – A língua cai sobre a garganta e bloqueia o ar. Para minimizar o problema, a pessoa deve deitar de lado ou elevar a cabeça apoiando-a sobre mais de um travesseiro.

· Apneia – Ronco prolongado e sonoro. Uma pessoa com apnéia crônica deixa de respirar durante um período de até 2 minutos várias vezes durante o sono.

· Bruxismo – Ranger os dentes de forma inconsciente enquanto dorme. Algumas vezes o problema pode ser dental, mas geralmente é um problema do sistema nervoso. 

· Narcolepsia – Sonolência excessiva. A pessoa que sofre de narcolepsia tende a dormir a qualquer hora e lugar. Também é uma doença de causa genética e pode ter relação com outros distúrbios do sono.

A pessoa que apresenta algum desses sintomas deve consultar um médico, pois somente um especialista poderá diagnosticar e iniciar o tratamento adequado. 

Dez mandamentos para garantir seu sono reparador

1. Manter os mesmos horários para levantar.
2. Fazer exercícios diariamente, pelo menos 20 minutos.
3. Evitar estimulantes como café, chocolate, refrigerantes.
4. Não fumar. A nicotina é muito estimulante.
5. Evitar o consumo de bebidas alcoólicas. 
6. Não dormir mais do que o necessário.
7. Evitar dormir à tarde, principalmente se a pessoa tem problemas para dormir durante a noite.
8. Não comer em excesso antes de deitar e nem dormir com fome.
9. Esquecer os problemas na hora de dormir.
10. Relaxar. Tomar uma ducha, ler um livro ou ouvir uma boa música pode ajudar muito a conciliar o sono reparador. Procure fazer dessas tarefas como um ritual do sono à ser repetido todas as noites.

Ter seu sono reparador, não é só uma forma de descanso, é a garantia de uma vida saudável e mais longa. 

Fontes (1) (2) (3)