3 TÉCNICAS DE RESPIRAÇÃO: PARA VOCÊ RELAXAR | Colchão Terapêutico Kenko

Blog

3 TÉCNICAS DE RESPIRAÇÃO: PARA VOCÊ RELAXAR

Sabemos a grande importância que se tem de se sentir presente, isto é, viver o agora. O estresse do dia-a-dia junto com ações que acabamos colocando em piloto automático trás para o nosso cotidiano certas ansiedades. Pensando nisso tudo resolvemos compilar três técnicas que gostamos muito para ajudar você a relaxar, e consequentemente, para auxiliar você a se sentir mais presente no aqui e agora. Esse é o nosso convite! Você pode fazer em qualquer hora do dia, inclusive, quando você for dormir, já que ajuda bastante relaxar a mente e o corpo.

Respiração Abdominal

Em uma posição sentada e ereta, coloque uma mão sob o peito e outra sob a barriga, respire fundo pelo nariz procurando inchar a região do diafragma. Segure por 3 segundos. E solte lentamente o ar pela boca. Faça esse exercício de maneira lenta por pelo menos de 5 a 10 vezes. É normal que nesse momento passe muitos pensamentos pela sua cabeça, e o ideal é: não tente impedir esses pensamentos. Deixa fluir! Fazer essa respiração por pelo menos 10 minutos ao dia vai te ajudar. Pode ser pela manhã, pode ser antes de entrar em uma reunião que está te deixando preocupada, ou até mesmo antes de dormir.

Leia também: Benefícios da Meditação

Respiração Alternada

Fique em uma posição confortável de sua escolha. Com o seu polegar direito tape a sua narina direita fazendo com que nenhum ar entre por meio dela. Inspira com o lado esquerdo profundamente. Quando chegar seu pulmão já estiver cheio use o dedo anular para tapar a narina esquerda e solte todo ar lentamente pela direita. Troque o lado. E repita esse processo por mais alguns minutos. No começo, pode ser que haja uma confusão sobre o lado esquerdo e direito e suas trocas. Se preferir, escolha um vídeo na internet que guie seus movimentos, pois pode te ajudar.

Respiração Quadrada

Comece respirando lentamente. Depois inspire contando até quatro, exale contando novamente até o mesmo número. Inspire e exale pelo nariz, pois isso dá mais resistência ao exercício. Com o tempo você pode aumentar esse contagem. Se você se sentir a vontade, pode aumentar esse número para cinco, seis, sete… O que preferir. O que for bom para você! Você pode sentir que não consegue começar com o número quatro. Comece respirando e contando até três. A intenção aqui é apenas acalmar o sistema nervoso e se sentir presente.

Fonte