TOMAR SOL É FONTE DE BENEFÍCIOS PARA NOSSA SAÚDE | Colchão Terapêutico Kenko

Blog

TOMAR SOL É FONTE DE BENEFÍCIOS PARA NOSSA SAÚDE

Sabemos que para manter a pele saudável, principalmente a do rosto, é importante evitar a exposição ao sol. E sim, a radiação solar é um dos principais motivos pelo envelhecimento e desenvolvimento de câncer de pele, conhecido como melanomas.

Quando resolvemos tomar sol nos horários mais quentes (por volta de 10h até as 16h) sem o uso do protetor solar, nossa pele realmente fica mais sujeito aos danos causados pela radiação. Corroborando para o surgimento de manchas, linhas de expressão e os melanomas.

Foto: Freepik

Apesar desses malefícios da exposição exagerada, o sol não é o nosso vilão. Quando a gente aproveita a luz solar em doses moderadas, como 15 minutos ao dia logo após o nascer do sol ou antes de entardecer, pode trazer energia vital para a nossa saúde. Então, o mais indicado é não se jogar ao sol do meio-dia sem usar protetor solar ou até mesmo usando um bronzeador. 

Caso você tenha alguma lesão na pele ou fez uma cirurgia recentemente, consulte seu médico antes de se expor ao sol. Porque a luz solar, nesses casos, pode causar manchas irreversíveis.

Selecionamos os melhores benefícios de tomar sol por apenas alguns minutos por dia! Confira a seguir:

Ajuda você a dormir melhor

Foto: Freepik

A luz do sol ajuda a regular o ciclo do sono, que é quando o corpo compreende que está na hora de dormir ou de ficar acordado, e evita episódios de insônia ou dificuldade para pegar no sono à noite.

Faz você se sentir bem com você mesma

Foto: Freepik

A luz do sol aumenta nossos níveis cerebrais de serotonina. Um neurotransmissor que gera sensação de felicidade. Por isso, tomar sol ajuda as pessoas a se sentirem mais felizes, tranquilas e focadas.

Ajuda na saúde dos ossos

Foto: Freepik

A vitamina D é essencial para a saúde dos nossos ossos. A vitamina D é um hormônio produzido a partir do colesterol quando nossa pele é exposta aos raios ultravioleta B (UVB).

Reduz a pressão arterial

Foto: Freepik

Segundo um estudo realizado na Inglaterra, a exposição ao sol promove uma vasodilatação que contribui para a redução da pressão arterial e dos riscos de doenças cardiovasculares. Isso acontece porque, ao incidir em nossa pele, a radiação UVA aumenta a atividade de moléculas de ácido nítrico que estão armazenadas no nosso tecido epitelial. Essa substância passa então para a circulação sanguínea, promovendo a dilatação dos vasos.

A consequência disso é uma pressão menor exercida pelo sangue nos vasos e também uma redução na formação de coágulos que poderiam causar um infarto ou um AVC.

Alívio dos problemas de pele

Foto: Freepik

O sol é um importante aliado no tratamento de doenças de pele como a psoríase e outros problemas como acne, eczema, infecções causadas por fungos e icterícia.

É claro que, dependendo do problema de pele e da presença de lesões, a exposição ao sol pode não ser indicada, pois ela pode resultar em manchas permanentes. Por isso, sempre consulte o médico qual é a melhor solução para esses casos.

Prevene alguns tipos de câncer

Foto de Dylan Nolte no Unsplash

A luz do sol é conhecida por ser um grande fator de risco para o surgimento do câncer de pele. Portanto, é importantíssimo evitar a exposição desprotegida usando protetor solar e evitar horários muito quentes. 

Em algumas regiões do planeta onde a luz solar é muito reduzida em determinadas épocas do ano, há um aumento no risco de morte causada por doenças como linfoma de Hodgkin e câncer de mama, ovário, cólon, pâncreas e próstata. Alguns estudos apontam que, de alguma forma, essas doenças podem estar relacionadas à deficiência de vitamina D. 

Atenção! As informações trazidas aqui são informativos. Você não deve substituir o aconselhamento e acompanhamentos de médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física entre outros especialistas.

Fonte: Dicas de MulherTua Saúde, Tua SaúdeEcycle