PRATIQUE 2 MINUTOS DE EXERCÍCIO POR DIA | Colchão Terapêutico Kenko

Blog

PRATIQUE 2 MINUTOS DE EXERCÍCIO POR DIA

Praticar exercícios físicos é fundamental para o nosso corpo e mente. Isso porque melhora o funcionamento do sistema cardiovascular, ajuda a evitar os sintomas da depressão, fortalece os ossos entre muitos outros benefícios.

De acordo com 13 estudos publicados entre 2009 e 2019, alguns minutos de atividade aeróbica já pode aumentar a concentração e memória. A pesquisa foi conduzida com a participação de jovens adultos com idade entre 18 e 35 anos.

Foto de Jonathan Borba no Unsplash

O que dizem os estudos

Os estudos analisaram os impactos de atividades de cardio na saúde mental dos participantes. O treino cardio é uma abreviação para o treinamento cardiorrespiratório. São atividades que solicitam a função cardíaca, nomeadamente as funções respiratória e circulatória, que resultam em maior resistência e diminuição do cansaço, como corrida ou treino HIIT. Assim, os pesquisadores descobriram que os benefícios de aprimorar o cérebro vêm da atividade aeróbica.

Segundo os pesquisadores, praticar exercícios aeróbicos por dois minutos em intensidade moderada a alta, melhoram a função cerebral, a concentração e a capacidade de aprender coisas novas. Movimentar-se também melhora a circulação sanguínea, o que contribui para impulsionar a memória.

Foto de Mateus Campos Felipe no Unsplash

O responsável por liderar a pesquisa sugere que o exercício pode melhorar a cognição e o aprendizado em qualquer idade. Para os especialistas responsáveis pelas análises, os benefícios são obtidos pelo fato de os receptores de dopamina serem ativados durante a atividade. A dopamina é um neurotransmissor que desempenha papéis importantes no sistema cognitivo.

Portanto, se você deseja obter foco e melhora na concentração, apenas dois minutos de cardio podem te ajudar. Opte por se movimentar durante as pausas do trabalho, ao acordar ou em qualquer momento que você esteja livre. Ademais, também é imprescindível ter uma alimentação balanceada, pois a deficiência em nutrientes pode levar à diminuição do desempenho cognitivo.

Leia também: ESTRESSE NA ROTINA? VEJA DICAS DE COMO ALIVIAR A TENSÃO

Texto retirado de Cuidai