DORMIR BEM PREVINE DOENÇAS DO CORAÇÃO | Kenko Light

Blog

Mulher idosa (de frente) sorrindo para médica (de costas) que está medindo os batimentos do coração.

DORMIR BEM PREVINE DOENÇAS DO CORAÇÃO

Seu coração requer descanso todos os dias. E se ainda você não tem um sono de qualidade e reparador, então atente-se, pois o seu coração pode estar em risco! Isso é uma má notícia para muitas pessoas, 

E quão ruins são as consequências para as pessoas que possuem a privação do sono? Bem, um estudo recente publicado pela Associação Americana do Coração revela que o sono inconsistente pode levar à hipertensão e doenças da artéria coronária, entre outras doenças cardíacas.

Não é apenas o sono curto que prejudica a saúde do coração. Descansar mais de 9 horas por noite também é um problema, porque aumenta a probabilidade de sofrer um ataque cardíaco.

Leve seu sono a sério

Homem branco de camisa branca apertando o coração com as duas mãos. Seu rosto aparenta estar preocupado.

Cerca de 73 milhões de brasileiros possuem dificuldades para dormir. No relatório da Escola Médica de Harvard foi advertido que as doenças cardíacas às vezes são o motivo da inquietação, pois as palpitações contínuas no peito podem interromper o sono. 

A conexão entre sono e saúde do coração pode afetar toda sua vida

Em média, quem não descansa bem come muito mais e de forma não saudável para o corpo. Isso leva a um ciclo negativo de alimentação destrutiva e sono insatisfatório – os quais promovem doenças cardíacas.

A apneia do sono é um distúrbio do repouso relacionado à insuficiência cardíaca. Essa condição, que leva uma pessoa a parar de respirar. Repetidamente, até mesmo centenas de vezes durante o sono, aumenta o risco de pressão alta, ataque cardíaco e derrame.

Se seu coração e seu sono estão prejudicando um ao outro, há uma maneira de reverter o ciclo?

Os pesquisadores ainda não têm certeza. O efeito do sono no coração é uma nova área de estudo, portanto, há uma necessidade de pesquisas que acompanhem os participantes por um longo tempo. 

Apesar disso, é muito importante que você escolha praticar atividades físicas diariamente, seja um alongamento pela manhã ou uma caminhada. Busque cozinhar sua própria comida – sempre preferindo alimentos saudáveis. Beba água todos os dias. Coloque um horário para dormir e acordar. Se estiver na hora de trocar o seu colchão, prefira colchões terapêuticos que auxiliam no bom funcionamento do seu corpo.

É o que sempre falamos por aqui, tente todos os dias arriscar a criar uma rotina benéfica para o seu relógio biológico. Mostre a si mesmo um pouco de amor e, pelo bem do seu coração, e busque descansar bem todos os dias!

Se o seu sono ou o coração lhe causarem problemas, então, consulte um médico especialista. 

Fontes: Clique Médicos e Drauzio Varella