Estresse na rotina? Veja dicas de como aliviar a tensão | Colchão Klight

Blog

Mulher sentada na frente do computador com fones de ouvido

ESTRESSE NA ROTINA? VEJA DICAS DE COMO ALIVIAR A TENSÃO

O estresse da rotina corrida do dia-a-dia: os motivos são vários. E para mulheres podem vir de se dedicar mais ao trabalho ou aos filhos. Também pode vir de viver o lado profissional mais como obrigação e sobrevivência ressentindo-se da falta de tempo para si mesma e da relação com os filhos.

Precisamos, então, entender melhor o que é o estresse, qual o perfil das pessoas mais suscetíveis a ele e quais estratégias podemos adotar prevenir doenças.

Mulher sentada, em uma mesa cheia de papéis amassados, na frente do computador segurando a cabeça com as duas mãos e olhando para baixo - parece estar com estresse

Dor de cabeça pode ser um aviso do seu corpo sobre sua rotina estressante

O QUE É ESTRESSE?

É uma resposta física do nosso organismo a um estímulo. Quando o corpo encontra-se estressado libera uma mistura complexa de hormônios e substâncias químicas, como adrenalina e cortisol. Entre os sintomas físicos mais mencionados por estresse estão: sensação de tontura ou fraqueza, enxaqueca, necessidade urgente de urinar, tensão no pescoço, palpitações cardíacas, dores de estômago e prisão de ventre. 

Você já experimentou a sensação de ter as mãos suadas diante de um primeiro encontro? Em uma entrevista de emprego ou uma apresentação em público? Já sentiu seu coração bater acelerado diante de um filme de terror? Se a resposta foi sim, você sabe como é sentir estresse em seu corpo e mente.

O PERFIL DAS PESSOAS ESTRESSADAS

Em geral, são aquelas mais rígidas consigo mesmas e que têm muito medo de falhar. São pessoas com grande necessidade de reconhecimento e, por isso, precisam ser as melhores no que fazem. Para reverter essa situação é importante que trabalhe em si mesma a aceitação de que não somos infalíveis nem onipotentes. Procure elaborar e superar o que for possível, mas aceitar o que não pode mudar. Nem sempre é possível modificarmos a realidade, mas sempre há espaço para modificarmos a maneira como lidamos com ela. Pegue leve com você na hora de julgar a vida e a si mesma!

DICAS PARA AFASTAR E ALIVIAR A TENSÃO DO DIA-A-DIA 

Identifique os sinais e suas possíveis causas. A ajuda terapêutica pode ser também uma grande aliada na reflexão e resolução dos sintomas. É também importante que mude seus hábitos diários trazendo maior qualidade de vida para si mesma:

  • Durma bem!
  • Use técnicas de relaxamento, como meditação ou mindfulness
  • Quando possível evite situações estressantes
  • Reduza a quantidade de cafeína no seu dia
  • Procure fazer uma alimentação saudável, como incluir mais frutas e beber mais água
  • Pratique alguma atividades físicas, como yoga, caminhada, algo que encaixe na rotina corrida do seu dia-a-dia
  • Busque momentos de lazer e de prazer
  • Aprenda a dizer não
  • Encontre um novo hobbie
  • Ouça mais aquela música que trás sentimentos felizes para você
  • Busque contato com a natureza, mesmo que você more na cidade onde tem poucas árvores, visite um parque ou praça aos finais de semana
Mulher de chapéu de palha na praia sorrindo e olhando para a câmera

Para se sentir bem, é primordial que cuide de sua saúde mental!