PRATIQUE ALONGAMENTO MATINAL! | Colchão Terapêutico Kenko

Blog

Mulher fazendo a posição da criança no Yoga. Alongamento no tapete.

PRATIQUE ALONGAMENTO MATINAL!

Um belo dia ao acordar, você percebeu algum incômodo nas costas, um estralo ali, uma dorzinha aqui ou até mesmo acordou sentindo-se exausta. Existem várias causas para isso como: má postura, estresse, insônia etc.

A listinha de incômodos citada acima pode melhorar com a prática regular de alongamento, pois ele engloba inúmeros benefícios como o relaxamento e alívio da tensão muscular, a melhora da postura e da flexibilidade corporal, e até mesmo o aumento do bem-estar físico e mental.

Mulher branca praticando alongamento em sua casa.

Se for fazer alongamento no chão, não esqueça de colocar um tapetinho ou até mesmo uma coberta para ficar mais confortável!

O que é o alongamento?

O alongamento são exercícios físicos que visam à preservação e o aperfeiçoamento do grau de flexibilidade muscular. A prática favorece o estiramento das fibras musculares, contribuindo para que o seu comprimento aumente. Isso ocorre devido o aumento da temperatura dos músculos, quanto mais se alonga um determinado músculo maior será o fluxo da articulação controlada por ele e melhor será a sua flexibilidade.

Por que fazer alongamentos pela manhã?

Quando nos alongamos no início da manhã preparamos a nossa musculatura para receber os estímulos do dia a dia, deixando-nos mais preparados e dispostos para a nossa rotina diária.

O alongamento também pode ajudar a despertar melhor, aumentando a produtividade no período da manhã, ajudando a combater os sintomas do sono.

Benefícios do alongamento

1. Melhoram a postura

Alongar o corpo regularmente reduz a tensão muscular, melhora a postura e evita o desconforto que poderia surgir com uma má postura.

2. Aumentam a flexibilidade

Se os músculos estiverem flexíveis, o desempenho nas atividades diárias e durante a atividade física é melhor. Além disso, os alongamentos ajudam a manter e recuperar a flexibilidade, que geralmente diminui com a idade.

3. Permitem movimentos amplos

Como o alongamento melhora a flexibilidade, faz com que, durante a prática de esportes, se consigam movimentos mais amplos e melhor equilíbrio.

4. Ajudam no relaxamento

O alongamento alivia a tensão muscular, muitas vezes responsável por dores nas costas, no pescoço e na cabeça. Além disso, alongar relaxa o corpo e a mente, ajudando no alívio do estresse.

5. Ativam a circulação sanguínea

Os alongamentos aumentam o fluxo sanguíneo nos músculos, que é muito importante para a recuperação após lesões musculares.

Faça um bom alongamento!

Basta seguir algumas orientações básicas dessa prática, permitindo que seu organismo usufrua todos os seus benefícios.

Comece respirando bem fundo e puxando, levemente, a musculatura dos braços, dedos e mãos, sem forçar muito, permitindo que elas se alonguem. Siga depois para a coluna, o pescoço e o peitoral, alongando todos os músculos em todas as direções, deixando pés, quadris e pernas para o final. Cada movimento deve durar de 20 a 30  segundos. Faça os movimentos de maneira leve e tranquila, sem forçar muito, vá no seu limite para não se machucar! 

Qualquer pessoa em qualquer idade pode realizar alongamentos diariamente. Para usufruir dos benefícios é importante que os movimentos sejam feitos diariamente, permitindo que você observe e experimente as melhorias corporais. Experimente acordar e alongar por cerca de 10 minutos. Pode ter certeza que o seu dia começará diferente.

Fonte (1) (2)