CONHEÇA OS BENEFÍCIOS DA MEDITAÇÃO | Colchão Klight

Blog

Mulher levemente sorrindo com roupas brancas leves sentada no gramado em posição namastê (de pernas cruzadas e com as palmas das mãos encostadas uma na outra) praticando meditação.

CONHEÇA OS BENEFÍCIOS DA MEDITAÇÃO

Quem pratica meditação, já conhece muito bem seus benefícios. Mas para muitos esta ainda é uma prática desconhecida ou que não faz parte da rotina. 

Como por exemplo, a Márcia. Uma mulher bastante atarefada. Divide seu tempo entre a gestão de sua agência de publicidade, seus dois filhos pequenos e um mestrado em uma das universidades mais conceituadas do país. Quem olha de fora não consegue entender como ela consegue dar conta de todos seus compromissos e ainda manter o bom humor e a disposição. E sem perder prazos e desapontar seus clientes ou sua família.

Mas nem sempre foi assim! Há meses atrás, para ela era normal acordar cansada, explodir com seus funcionários ou com os filhos e negligenciar sua saúde. A transição para um comportamento equilibrado só aconteceu após um momento delicado: um infarto que quase custou sua vida!

O seu médico na época sugeriu que Márcia mudasse completamente seus hábitos e adotasse uma nova prática para auxiliar no controle do estresse: a meditação. A princípio ela não conseguiu entender como sentar em um local silencioso, fechar os olhos e prestar atenção na respiração poderia ajudá-la a lidar com a ansiedade e o nervosismo. Fato tão constante em seu dia a dia. O começo foi bastante tumultuado, difícil e ela chegou a pensar em desistir. Mas ela decidiu continuar. Aos poucos foi vendo pequenas mudanças acontecendo, tanto no seu humor quanto no seu nível de produtividade.

Na verdade, sua vida continuou sendo a mesma correria de antes. Com mil compromissos e uma agenda bastante conturbada. Ainda assim, não só ela, mas também as pessoas que a cercavam, começaram a conviver com uma pessoa muito mais paciente, tranquila e feliz. Alguém que vive todo o seu potencial, antes escondido.

A Márcia, personagem desta história, não existe.

Mas garanto que você deve conhecer alguém muito parecido com ela. Ou talvez até você mesma se identifique com a descrição que fiz acima. E seja para a Márcia ou para você, os benefícios da meditação estão disponíveis para quem quiser. Basta começar a praticar!

Mulher com roupas leves de ginástica sentada no gramado em posição namastê (de pernas cruzadas e com as palmas das mãos encostadas uma na outra) praticando meditação.

Você vai começar a perceber que conseguir usufruir dos benefícios da meditação não é nem de longe tão difícil como contaram para você. Foto: Unsplash

Como posso começar a meditar?

Algumas pessoas ainda têm certa resistência sobre como começar a meditar sozinha. Porém, quando estiver meditando você estará com sua melhor companhia, você mesma.

Para você iniciar a sua prática, separei algumas dicas que são essenciais não só nesse primeiro momento, mas também fará parte da sua rotina de meditação. Vamos lá?

1. Encontre um local

É possível praticar em qualquer lugar? Sim, é possível. Quanto mais experiência você for adquirindo ao meditar, chegará uma hora que o fará até caminhando. Entretanto, nesse primeiro contato é importante escolher um local que seja adequado.

A preferência é que seja silencioso ou com poucos ruídos, e que você possa permanecer, sem a interrupção de outras pessoas durante a prática.

2. Posição confortável

A imagem da meditação para muitos está relacionada a posição de lótus, mas nem todas as pessoas se sentem confortáveis nessa posição. Alguns não conseguem ficar 5 minutos nessa posição, por exemplo..

Existem diversas posições para você aprender como começar a meditar sozinho. Você pode meditar deitado, sentado em uma cadeira ou em qualquer outra posição. O importante é que você esteja confortável e que o seu corpo esteja alinhado.

3. A escolha da meditação

Existem diversas maneiras de meditar, cada uma com as suas particularidades, mas que carregam o mesmo propósito: despertar a presença e desenvolver o autoconhecimento.

Para os que estão aprendendo como começar a meditar sozinho, indico que comece com um bom aplicativo de meditação ou vídeos na internet. Que tenha diferentes técnicas, vozes e objetivos, para que você consiga experimentar e escolher a que mais se adapta a sua rotina.

4. Crie um hábito

Para que você possa perceber os benefícios da prática em sua vida, é necessário fazer dela um hábito. Para isso, você precisa praticar todos os dias, de preferência em um horário específico. Assim, o seu corpo e a sua mente ficaram acostumados a essa nova rotina. Comece com apenas 8 minutinhos por dia, em uma semana você sentirá os impactos no seu bem-estar.

Para transformar a meditação em hábito, aconselho que comece com uma boa meditação matinal. Dessa forma, você terá a clareza mental, paz interior e energia necessária para desfrutar do seu dia.

Benefícios da meditação para a saúde

Hoje a meditação é prescrita por médicos. Sua aplicação vai desde o tratamento auxiliar em casos de dores persistentes, doenças crônicas como hipertensão e diabetes e até mesmo para tratamento de diversos tipos de câncer.

Existem centenas de estudos para embasar os benefícios da meditação na saúde.

O estudo feito pela Unifesp, em parceria com o Hospital São Matheus, contou com um grupo de 140 idosos praticando meditação por 2 meses, 2 vezes por semana.

Metade dos participantes que seguiu a risca a prática da meditação duas vezes por semana e relataram resultados bastante significativos:

  • 71,19% relataram melhorias na postura;
  • 64,41% afirmaram estar respirando melhor;
  • 62,71% conseguiram aumentar a disposição;
  • 57,63% experimentaram redução de dores físicas;
  • 45,76% tiveram melhorias em doenças crônicas (junto com o tratamento convencional);
  • 37,29% relataram mudanças no hábito intestinal.

A meditação também pode ser um alívio para uma das dores mais chatas que existem: a dor de cabeça.

Segundo o estudo da Universidade de Harvard, 19 pessoas que sofriam com crises de enxaqueca constante começaram a meditar, por 8 semanas.

Os resultados foram animadores: a dor foi ficando menos intensa e as crises mais curtas. O que não dispensou totalmente a necessidade de aliar aos remédios para este tipo de dor.

Mulher sorrindo sentada em uma cama olhando para cima e com as duas palmas da mão em direção ao céu veste uma roupa florida azul e amarelo com chapéu. Sinalizando a gratidão, uma prática comum no final de uma meditação.

Você merece se sentir bem com você mesma todos os dias! Foto: Unsplash

Meditar é algo completamente natural para o nosso corpo.

Se você seguir uma prática correta, a tendência é que seu organismo faça uma espécie de autocura. Irá livrar sua mente do estresse e da ansiedade, dois fatores responsáveis pelo aparecimento de diversas doenças.

Texto compilado de ​Henrique Carvalho (Viver de Blog) e Fabiana Oliveira (Blog Zen App)